Saiba como prevenir a osteoporose

20/06/2022

Saiba como prevenir a osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica e silenciosa, que causa a deterioração progressiva da capacidade de resistência dos ossos, afetando a qualidade de vida e podendo agravar outras enfermidades.

Todos nós acumulamos massa óssea durante a infância e a adolescência, atingindo o pico aos 25 anos de idade. A partir dos 30, infelizmente, começamos a perder essa massa, por isso, é essencial manter boas práticas de saúde para minimizar as perdas, manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose.

A saúde óssea é mantida por três pilares:

  • Leite: nosso organismo depende da nossa alimentação para suprir as quantidades necessárias de cálcio para a formação e manutenção da saúde dos ossos. Os alimentos que mais nos oferecem cálcio são o leite e seus derivados.
  • Sol: a vitamina D pode ser uma aliada importante, aumentando a capacidade de absorção de cálcio no intestino. Por isso, para termos ossos saudáveis, precisamos nos expor ao sol por pelo menos 15 minutos, todos os dias.
  • Exercício físico: um dos maiores estímulos para a formação de ossos novos é a atividade física, principalmente aquelas que promovem o desenvolvimento muscular.


(Fonte: Hospital Sírio-Libanês)



A Corpus realiza o exame de Densitometria Óssea, essencial para diagnosticar a osteoporose.

Fale conosco e saiba mais!