Medicina Nuclear
A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza métodos seguros e não invasivos para analisar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos.
O procedimento utiliza substâncias radioativas (radiofármacos) como ferramenta, proporcionando imagens de alta precisão, diagnósticos precoces e também o tratamento de algumas patologias.
Além disso, com a medicina nuclear também é possível avaliar recidivas, acompanhar a evolução, a remissão ou a progressão de determinadas doenças.
O método é indicado para diversas áreas da medicina, como cardiologia, oncologia, endocrinologia, traumatologia, entre outras.
Como o exame é realizado?
Antes dos procedimentos de medicina nuclear, o paciente recebe uma dose de radiofármaco (substância radioativa) por via intravenosa. Em seguida, o paciente é posicionado em uma maca para que o equipamento possa fazer a leitura dos raios gama, obtendo assim as imagens necessárias para avaliação.
Orientações e contraindicações
A medicina nuclear é contraindicada em caso de gravidez confirmada ou suspeita.
O preparo para o exame pode incluir restrições alimentares e a suspensão temporária de alguns medicamentos, sempre a pedido do médico solicitante.
As informações serão passadas no agendamento do exame.