Conheça a importância da medicina preventiva

21/06/2022

Conheça a importância da medicina preventiva

A medicina preventiva tem o objetivo de evitar o desenvolvimento de doenças, sendo de extrema importância para a longevidade dos pacientes.

A especialidade estabelece cuidados diários que ajudam na promoção da saúde e do bem-estar e, para isso, foi dividida em quatro etapas:

  • Primária: na atenção primária, o foco principal é evitar as doenças por meio da não exposição do paciente aos fatores de riscos. Como, por exemplo, utilizar o protetor solar para evitar o câncer de pele.
  • Secundária: a prevenção secundária tem como objetivo agir rapidamente ao diagnosticar a doença, sendo essencial para conter o seu avanço, impedindo que a patologia evolua para quadros mais graves.
  • Terciária: o nível terciário tem foco na redução dos sintomas da doença, para que as suas funções não sejam comprometidas. Podemos citar como exemplo as pessoas com diabetes, que precisam adotar dietas apropriadas e tomar medicações específicas.
  • Quaternária: a etapa quaternária visa identificar o paciente com risco de excesso de medicação ou intervenção desnecessária, como cirurgias. O objetivo é evitar potenciais danos à saúde que possam ser mais graves que a própria doença.

A medicina preventiva tem sido cada vez mais utilizada para proporcionar qualidade de vida. Ter um acompanhamento médico periódico, manter as vacinas em dia e adotar hábitos saudáveis são as principais formas de evitar o aparecimento de doenças.


(Fonte: Hospital Einstein)