PET/CT

A Corpus Diagnóstica, juntamente com a Magsul, trouxeram um importante avanço da Medicina Nuclear para o sul de Minas, com a instalação do primeiro PET/CT da região. Com isto, a Corpus Diagnóstica mais uma vez demonstra o seu pioneirismo, revelando Pouso Alegre como o melhor centro de diagnóstico por imagem do Sul de Minas.

O PET-CT (Positron Emission Tomography – Computed Tomography) é um equipamento acoplado a um tomógrafo computadorizado (CT) multislice de 16 canais, de alta definição. Assim, os dois equipamentos, trabalhando em conjunto, conseguem associar a alta sensibilidade e a alta resolução espacial. A sobreposição das imagens metabólicas do PET às imagens anatômicas do CT permite a localização anatômica exata de áreas de metabolismo anormal.

As aplicações do PET/CT são várias, destacando-se seu uso em Oncologia, Cardiologia e Neurologia.

Na Cardiologia é usado na detecção do miocárdio viável ou hibernante. Na Neurologia, o seu uso principal é em epilepsias, demências e distinção entre necrose e tumor viável.

Na Oncologia é usado para o diagnóstico precoce, estadiamento e avaliação da resposta terapêutica de diversos tumores. As imagens produzidas pelo PET/CT também podem ser usadas para um planejamento radioterápico espacial muito mais preciso, porque a fusão de imagens possibilita a distinção exata entre o tumor e os tecidos sadios.

O PET/CT, instalado na Corpus Diagnóstica, é uma importante evolução tecnológica em diagnóstico por imagem em nossa região, permitindo detectar precocemente e localizar com precisão, de modo não-invasivo, tumores malignos de pequenas dimensões.

Com tecnologia única no Brasil, permite maior sensibilidade no diagnóstico, alta definição em imagens, menor emissão de radiação ao paciente e mais rapidez na realização do exame – entre 10 a 15 minutos, contra 40 minutos em média para equipamentos convencionais.

Todo este avanço tem como objetivo proporcionar aos pacientes mais conveniência, conforto e acurácia diagnóstica, assim como nos melhores centros do mundo.